Workshops 2016

Robótica para crianças

Questões frequentes
Inscrever
Designação do workshop
Iniciação à programação
Destinatários
6 aos 8 anos
Duração
5 sessões de 2h cada
Fundamentação
A aprendizagem de uma linguagem de programação desenvolve a criatividade, ajuda na resolução de problemas a partir da sua desconstrução e na definição e aplicação de regras. Desenvolve o raciocínio lógico e abstracto, ajuda a desenvolver a concentração e diversifica a forma como a criança encara a utilidade/usabilidade do computador.
Objectivos
Pretende-se melhorar a capacidade de aprendizagem e dotar as crianças de conhecimentos úteis de forma divertida e descontraída.
Conteúdos
  • Conceito de Objecto
  • Conceito de Acção
  • Conceito de Condição
  • Conceito de Algoritmo
Metodologia
  • Exposição interactiva
  • Actividades experimentais
Recursos

Fornecidos:

  • Computador com Kodu

A trazer:

  • Caderno
  • Lápis
  • Borracha
Designação do workshop
Cria o teu próprio brinquedo!
Destinatários
6 aos 8 anos
Duração
5 sessões de 2h cada
Fundamentação
Nesta sociedade de consumo as crianças têm perdido a noção de que podem ser criadoras dos seus brinquedos, que os podem idealizar e concretizar. A criação do próprio brinquedo permite desenvolver, e muito, a criatividade, a capacidade de planificar, de estruturar e de desconstruir. A capacidade de concentração e o raciocínio lógico e abstracto são também desenvolvidos no processo criativo.
Objectivos
Pretende-se melhorar a capacidade de aprendizagem e dotar as crianças de conhecimentos úteis de forma divertida e descontraída.
Conteúdos
  • Conceito de fabricação digital
  • Concepção de projecto
  • Desenho de peças
  • Montagem
Metodologia
  • Exposição interactiva
  • Actividades experimentais
Recursos

Fornecidos:

  • Computador para desenhar as peças
  • Peças fabricadas em impressora 3D
  • Módulos com componentes electrónicos pré-assemblados

A trazer:

  • Caderno
  • Lápis
  • Borracha
Designação do workshop
Iniciação à programação
Destinatários
9 aos 10 anos
Duração
5 sessões de 2h cada
Fundamentação
A aprendizagem de uma linguagem de programação desenvolve a criatividade, ajuda na resolução de problemas a partir da sua desconstrução e na definição e aplicação de regras. Desenvolve o raciocínio lógico e abstracto, ajuda a desenvolver a concentração e diversifica a forma como a criança encara a utilidade/usabilidade do computador.
Objectivos
Pretende-se melhorar a capacidade de aprendizagem e dotar as crianças de conhecimentos úteis de forma divertida e descontraída.
Conteúdos
  • Conceito de Objecto
  • Conceito de Acção
  • Conceito de Condição
  • Conceito de Algoritmo
Metodologia
  • Exposição interactiva
  • Actividades experimentais
Recursos

Fornecidos:

  • Computador com Kodu e Scratch

A trazer:

  • Caderno
  • Lápis
  • Borracha
Designação do workshop
Cria o teu próprio brinquedo!
Destinatários
9 aos 10 anos
Duração
5 sessões de 2h cada
Fundamentação
Nesta sociedade de consumo as crianças têm perdido a noção de que podem ser criadoras dos seus brinquedos, que os podem idealizar e concretizar. A criação do próprio brinquedo permite desenvolver, e muito, a criatividade, a capacidade de planificar, de estruturar e de desconstruir. A capacidade de concentração e o raciocínio lógico e abstracto são também desenvolvidos no processo criativo.
Objectivos
Pretende-se melhorar a capacidade de aprendizagem e dotar as crianças de conhecimentos úteis de forma divertida e descontraída.
Conteúdos
  • Conceito de fabricação digital
  • Concepção de projecto
  • Desenho de peças
  • Montagem
Metodologia
  • Exposição interactiva
  • Actividades experimentais
Recursos

Fornecidos:

  • Computador para desenhar as peças
  • Peças fabricadas em impressora 3D
  • Módulos com componentes electrónicos pré-assemblados

A trazer:

  • Caderno
  • Lápis
  • Borracha
Designação do workshop
Iniciação à Robótica
Destinatários
9 aos 10 anos
Duração
5 sessões de 2h cada
Fundamentação
A robótica é uma área muito abrangente e permite, a partir de pequenos projectos, desenvolver a capacidade de projectar e planear, desenvolver a imaginação e a criatividade, desenvolver a concentração e aperfeiçoar a coordenação motora. Por ser uma área transversal permite a aplicação prática de conceitos teóricos estudados em várias disciplinas, não só porque a criança manuseia e constrói, como também analisa o resultado obtido e decide por onde continuar.
Objectivos
Pretende-se melhorar a capacidade de aprendizagem e dotar as crianças de conhecimentos úteis de forma divertida e descontraída.
Conteúdos
  • Conceito de robô
  • Identificação das várias áreas envolvidas na robótica
  • Concepção de projecto
  • Desenho de um robô e aferição de seus componentes
  • Montagem de um robô
  • Programação de um robô
Metodologia
  • Exposição interactiva
  • Actividades experimentais
Recursos

Fornecidos:

  • Computador para desenhar peças e circuitos e para programar
  • Peças fabricadas em impressora 3D
  • Componentes electrónicos, incluindo placas Arduino

A trazer:

  • Caderno
  • Lápis
  • Borracha
Designação do workshop
Iniciação à programação
Destinatários
11 aos 14 anos
Duração
5 sessões de 2h cada
Fundamentação
A aprendizagem de uma linguagem de programação desenvolve a criatividade, ajuda na resolução de problemas a partir da sua desconstrução e na definição e aplicação de regras. Desenvolve o raciocínio lógico e abstracto, ajuda a desenvolver a concentração e diversifica a forma como a criança encara a utilidade/usabilidade do computador.
Objectivos
Pretende-se melhorar a capacidade de aprendizagem e dotar as crianças de conhecimentos úteis de forma divertida e descontraída.
Conteúdos
  • Conceito de Objecto
  • Conceito de Acção
  • Conceito de Condição
  • Conceito de Algoritmo
Metodologia
  • Exposição interactiva
  • Actividades experimentais
Recursos

Fornecidos:

  • Computador com Python

A trazer:

  • Caderno
  • Lápis
  • Borracha
Designação do workshop
Cria o teu próprio brinquedo!
Destinatários
11 aos 14 anos
Duração
5 sessões de 2h cada
Nota
Será ministrado em conjunto com a Iniciação à Robótica.
Fundamentação
Nesta sociedade de consumo as crianças têm perdido a noção de que podem ser criadoras dos seus brinquedos, que os podem idealizar e concretizar. A criação do próprio brinquedo permite desenvolver, e muito, a criatividade, a capacidade de planificar, de estruturar e de desconstruir. A capacidade de concentração e o raciocínio lógico e abstracto são também desenvolvidos no processo criativo.
Objectivos
Pretende-se melhorar a capacidade de aprendizagem e dotar as crianças de conhecimentos úteis de forma divertida e descontraída.
Conteúdos
  • Conceito de fabricação digital
  • Concepção de projecto
  • Desenho de peças
  • Montagem
Metodologia
  • Exposição interactiva
  • Actividades experimentais
Recursos

Fornecidos:

  • Computador para desenhar as peças
  • Peças fabricadas em impressora 3D
  • Módulos com componentes electrónicos pré-assemblados

A trazer:

  • Caderno
  • Lápis
  • Borracha
Designação do workshop
Iniciação à Robótica
Destinatários
11 aos 14 anos
Duração
5 sessões de 2h cada
Fundamentação
A robótica é uma área muito abrangente e permite, a partir de pequenos projectos, desenvolver a capacidade de projectar e planear, desenvolver a imaginação e a criatividade, desenvolver a concentração e aperfeiçoar a coordenação motora. Por ser uma área transversal permite a aplicação prática de conceitos teóricos estudados em várias disciplinas, não só porque a criança manuseia e constrói, como também analisa o resultado obtido e decide por onde continuar.
Objectivos
Pretende-se melhorar a capacidade de aprendizagem e dotar as crianças de conhecimentos úteis de forma divertida e descontraída.
Conteúdos
  • Conceito de robô
  • Identificação das várias áreas envolvidas na robótica
  • Concepção de projecto
  • Desenho de um robô e aferição de seus componentes
  • Montagem de um robô
  • Programação de um robô
Metodologia
  • Exposição interactiva
  • Actividades experimentais
Recursos

Fornecidos:

  • Computador para desenhar peças e circuitos e para programar
  • Peças fabricadas em impressora 3D
  • Componentes electrónicos, incluindo placas Arduino

A trazer:

  • Caderno
  • Lápis
  • Borracha
Designação do workshop
Iniciação à Domótica
Destinatários
11 aos 14 anos
Duração
5 sessões de 2h cada
Fundamentação
A Domótica é uma área da robótica que surgiu para simplificar o quotidiano das pessoas através da automatização de rotinas e tarefas de uma casa. Através do desenvolvimento de pequenos projectos, permite desenvolver a criatividade, ajuda a desenvolver a concentração e a capacidade de tomar decisões baseadas em resultados obtidos.
Objectivos
Pretende-se melhorar a capacidade de aprendizagem e dotar as crianças de conhecimentos úteis de forma divertida e descontraída.
Conteúdos
  • Conceito de domótica
  • Formas de interagir com os aparelhos
  • Concepção de projecto
  • Escolha de componentes
  • Montagem de circuitos
  • Programação do sistema
Metodologia
  • Exposição interactiva
  • Actividades experimentais
Recursos

Fornecidos:

  • Computador para desenhar peças e circuitos e para programar
  • Peças fabricadas em impressora 3D
  • Componentes electrónicos, incluindo placas Arduino

A trazer:

  • Caderno
  • Lápis
  • Borracha
Pergunta
Porque os workshops não decorrem durante uma semana em contínuo?
Resposta
Metade dos workshops necessita do fabrico das peças escolhidas pelas crianças. A impressão 3D leva algum tempo para completar essas peças. Os restantes workshops acabam por ficar repartidos entre duas semanas por questões de compatibilização com esta situação.
Pergunta
As crianças que não estão familiarizadas com o computador podem fazer o workshop de programação?
Resposta
Sim. O único requisito é que já saibam ler.
Pergunta
No final, as crianças ficam com o que desenvolveram durante os workshops?
Resposta
Sim. No caso da programação, sem custos. Nos restantes casos terão de adquirir o material utilizado. A título de exemplo, um pequeno robô completo poderá ter um custo de €10.
Pergunta
Apenas estão a prever workshops para as idades anunciadas?
Resposta
Não. Estamos a preparar conteúdos para outras idades e também outras modalidades. No futuro iremos também disponibilizar workshops para adultos e grupos, por exemplo para pais e filhos.
Pergunta
A inscrição está apenas disponível online?
Resposta
Não. Poderá também fazê-la no nosso estabelecimento. De qualquer forma, convidamo-lo a conhecer as instalações.